quarta-feira, 12 de julho de 2017

Como aprender inglês? (Existe método mais fácil?)



          Muitos dos estudantes de inglês sempre passam por aquela fase do ‘qual o método mais fácil de se aprender inglês?’ Quem é veterano no assunto, sabe a vontade de xingar quem quer que pergunta algo assim. As pessoas perdem tanto tempo querendo ir pelo caminho mais fácil que não se dão conta de que estão cometendo um dos maiores absurdos (PECADOS) de se adquirir conhecimento.
          Desde criança, eu tinha interesse pelo idioma, qualquer palavrinha que fosse eu anotava em um caderninho ou um pedaço de papel gastado. Lembro quando tinha uns sete anos e chegava a anotar umas trinta palavras que eu já sabia e ficava contente por isso. Procurava livros na minha casa para que pudesse enriquecer meu vocabulário e quando eu comecei a quinta série, ano em que começamos a aprender inglês na escola, me destaquei na classe pelas melhores notas. Meus pais, então, decidiram me comprar um curso e eu seria um autodidata dali em diante.
          Com onze anos, já tinha um certo domínio do idioma, podia criar frases, falar.  Mas havia um problema. Mesmo com um certo domínio do idioma, eu me encontrava com dificuldades e percebia o por que disso a puro esmo.
          Eu tinha frustrações como todo mundo. Mas sempre me surpreendia por perceber que havia dominado uma parte que uns tempos atrás dizia que era impossível. Talvez a mais impossível que achava fosse o listening, compreender o que os outros falassem.
          Eu ficava me perguntando ‘quando é que vou compreender o que os americanos falam?’. Eu ainda não tinha essa parte da habilidade, colocava algumas músicas e filmes em legenda para ver se havia algo e tinha uma dificuldade absurda. Pensei que fosse impossível e achava surreal como outros podiam ter essa facilidade.
          FA – CI – LI – DA – DE.
          A palavra que requer anos de esforço pesado para usar. Toda facilidade em algo primoroso já exigiu muito trabalho. Eu tinha esforço, então, o que faltava? Como foi que eu passei a aprimorar a esmo e dai percebi o que faltava?
          Então, nesse artigo, irei dar algumas de dicas de como aprender inglês de modo eficiente e sem perca de tempo. A como aprender a estuda-lo da maneira correta para acelerar e não comprometer seu aprendizado.
          Eu sempre gostei de literatura, sempre lia livros que sugerissem ou eu explorava pela biblioteca da escola. Anos depois que eu fui ter a ideia de ler livros em inglês. Não sabia o porquê nunca havia tido essa ideia antes. Então foi que comecei com o Divergent, e tenho que admitir que demorei um bom tempo só para terminar a primeira página. Imagina quando terminei de ler o livro inteiro.
Claro, na parte do livro, me encontrei com uma escassez de vocabulário absurda que pensava que nunca fosse terminar aquele livro na vida sendo que em português devorava as histórias em um dia e virava a noite. Mas com o tempo, fui me adaptando com os vocabulários e até mesmo aplicando eles no meu dia a dia, ao praticar writing (escrita.). Eu praticava o reading em voz alta, então isso me ajudou de duas formas.
          No tocante ao listening e do speaking, foram as séries que me ajudaram de uma forma absurdamente bem. Ainda me Lembro quando comecei a assistir os primeiros episódios de teen Wolf em 2014. Arrisquei de primeiro a assistir sem legenda e fui percebendo que mesmo não entendendo tudo, compreendia a história e tinha ciência do que se passava ali, por que eu estava meio despreocupado e relaxado naquele instante. E fui pegando essa prática. Depois de um tempo, comecei a praticar dias com legendas em inglês e outros não.
          E como naquele tempo comecei com uma coisa de ator, eu vivia falando sozinho pelos quatro cantos do mundo. Até mesmo percebia quando alguém da minha família parava diante da minha porta quando me ouvia falar sozinho, sempre percebia por causa das sombras visíveis que se projetavam pelos vão inferiores da porta. Enfim, essa prática me ajudava muito.
          Então, relaxar é muito importante, por que com isso te ajuda a mergulhar mais no inconsciente e a  buscar os estudos feitos e aplicar nos hábitos.
          Eu relaxava por que eu lia em voz alta as legendas, atuando. Não fazia de propósito, quando via, estava imitando os personagens, os jeitos, o sotaques, os gestos, as expressões faciais. Era uma ótima forma de praticar meu Speaking, mesmo que eu não estivesse montando frases.
          Falava sozinho às vezes, andando pelo quarto, tentando fazer adaptações daqueles momentos, falando frases repetidas e respondendo as próprias com criações minhas.
          Ou seja, escolha um lugar que você se sinta confortável, que não tenha pressão sobre você, sem tensão alguma. Isso ira te dar ansiedade e parecer te obrigar em seu empenho. Se tranque no seu quarto, coloque um DVD sem legendas e apenas curta. Não está em uma sala de aula, não está em um palco, não há ninguém pedindo para você traduzir algo. Você está aproveitando o tempo para você mesmo.
          Com alguns meses, seu inglês se tornara fluído e poderá até mesmo falar com todo mundo na rua sem se importar.
          Além disso, procure motivos do porquê você precisa aprender inglês. Um dia desses estava vendo um video de uma rapaz que para resolver alguns enigmas, ele teve que traduzir vários códigos morses, isso foi ajudando ele a praticar e aprender o alfabeto morse sem ele se tocar. Então, procure motivos e transforme-os em prática. Como por exemplo, um livro que nunca foi traduzido para o português e você precisa traduzir você mesmo para lê-lo ou para que outros tenham a oportunidade. Existe também grupo de tradutores de legenda, que pode também servir como motivo. Músicas. Sempre teve aquela música que você ama tanto, mas nunca imaginou como seria a tradução.
          Sobre o restante das situações, claro que, isso não irá dar um resultado de uma hora para outra, às vezes irá exigir uma esforço a mais. Afinal, para que procurar um método mais fácil se não exige esforço? Ou seja, todo o belo resultado é o mesmo pelo suor de cada um.
          ENTÃO, TIREM ESSA BUNDA SO SOFÁ, DESLIGA A TV E VÁ APRENDER INGLÊS LOGO EM VEZ DE PROCURAR MÉTODO MAIS FÁCIL.

Boa sorte! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância do verbo to be

          Hoje iremos aprender um dos verbos ao mesmo tempo mais odiados e mais importantes. Não é de hoje que o to be se torna des...