terça-feira, 24 de outubro de 2017

i.e e e.g são a mesma coisa?




          Sabem o que significam essas abreviações?
          Quando comecei a faculdade, vi muitas dessas abreviações e sempre tomava como “por exemplo” ou algo parecido e ignorava. Essas abreviações foram se tornando comum no inglês também. Ambas e.g e i.e são de origem latina e possuem um significado importante para o dia a dia, sobretudo de acadêmicos, que será mostrado hoje.
          E.g é uma abreviação que pelas primeiras frações de segundo pode enganar nosso cérebro e vir uma imagem de ovo na mente, mas ficam sabendo que ela significa exempli gratia em latim e é traduzida como “por exemplo” em português. Ela é muito comum em textos jurídicos, podendo ser substituída por outra de significado equivalente, v.g que significa verbi gratia. Além disso, em português podemos usar também “p. ex.”, mesmo que a anterior seja preferível. Use essa abreviação quando for indicar exemplos para a explicação. Em inglês pode ser traduzida como “for example”.           Observe o exemplo a seguir:
          Tomorrow I will buy the ingredients for the soup (e.g. onios, luttuce, potatoes, etc.)
          Amanhã comprarei os ingredientes para a sopa. (p. ex. cebolas, alfaces, batatas, etc.)
          Repare que ao ser usado, foi colocado entre parênteses.
          O i.e significa id est em latim e deve ser traduzido como “ou seja”, “isto”, “em outras palavras”. Use-a para esclarecer uma afirmação anterior que poderia ter ficado de modo maçante ou técnico demais, muitas vezes vistos em textos jurídicos e científicos. Além disso, em inglês pode ser traduzido como “in other words”. Observe o exemplo a seguir:
          People who live far from the city tend to get a language more defective and desviant, i. e., lack of grammatical knowledge.
          As pessoas que moram for a da cidade tendem a obter uma língua mais defeituosa e desviante, isto é, falta dos conhecimentos gramáticos.
          Por último, por serem abreviações latinas, devem ser escritos em itálico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância do verbo to be

          Hoje iremos aprender um dos verbos ao mesmo tempo mais odiados e mais importantes. Não é de hoje que o to be se torna des...