terça-feira, 21 de novembro de 2017

Pronomes pessoais: caso reto e oblíquo


          Hoje, vamos falar de pronomes pessoais. Não apenas os pronomes pessoais do caso reto (como: eu, você, ele, etc.), mas também, o oblíquo (como: me, mim, te, ti, etc).
          Para inicio de conversa, o que seria um pronome?
          O pronome é o que substitui o substantivo ou até mesmo outro pronome. Muito útil para evitar repetições desnecessárias. Ex: Minha mãe fez compras ontem. Ela comprou muitas verduras. Note que para não repetir minha mãe, foi posto no lugar ela.
          Agora que já sabe a definição, vamos aprendê-los.
          Primeiro, deixe-me apresenta-los os pronomes do caso reto, os mais conhecidos por vocês e menos complicados, geralmente. Esses são os mais conhecidos e tão comuns quanto o verbo To be em sala de aula.
          Segue a imagem abaixo:

          Com certeza já ouviu falar deles tanto quanto o verbo to be.
          Vamos primeiro fazer uma observação bem curiosa. Percebam que em inglês temos um pronome, que é o it. Ele serve para ele ou ela, He ou she, porém, em situações em que ele ou ela sejam animais, crianças pequenas, como bebês e objetos, e qualquer outra que não sejam pessoas.
          Observam a imagem abaixo:

          Reparam, que para evitar a repetição de televisão e mãe, usamos os pronomes. Além disso, percebem que mesmo ela usado nas duas situações em português, em inglês já se nota a especificidade do it, já que television (televisão) não é uma pessoa.
          Outra observação muito interessante, é o you. Ele é usado tanto para singular quanto para plural. Então, como saber, em qual sentido ele está se referindo?

          Não se preocupam, se você estiver se dirigindo a uma pessoa ou várias, elas vão saber. Mas, às vezes, quando querem dizer you no plural, se usa you guys, que seria vocês pessoal. Tomem essa dica, ou então, substituir o guys, por boys, girls, women, men, enfim, de acordo com o contexto.
          Esses são os pronomes do caso reto. Ou como em inglês, subject pronouns.
          E como o próprio nome subject já diz, esses pronomes são usados como sujeitos das frases.
          Ex: I am a teacher.
          Qual o sujeito? Pergunte para si mesmo.
          She hates cats. Ela, o sujeito, cats, o objeto.
          Observe mais exemplos abaixo:
I
Eu
I am a teacher.                 It is a television.             I love dogs.
(Eu sou um professor).   ( Isso é uma televisão).  ( Eu amo cães.)
You are Spanish.             We are twins.                  You hate cats.
(Você é espanhol.)           (Nós somos gêmeos.)     ( Você odeia gatos.)
He is german.                   You are siblings.             We have a house.
(Ele é alemão.)                (Vocês são irmãos.)        ( Nós temos uma casa.)
She is a dancer.               They have a car.               He drinks beer.
(Ela é uma dançarina.)  (Eles tem um carro.)        (Ele bebe cerveja).
You
Você
He
Ele
She
Ela
It
Isso
We
Nós
You
Vocês
They
Eles,Elas

          Agora, pessoal, deixe me apresenta-los os pronomes pessoais do caso obliquo. Ou em inglês, Object pronouns.
          Sei que pode parecer difícil de inicio, mas vamos lá.
          Ex: eles nos odeiam
          Reparem que eles é o sujeito, odeiam é o verbo, e por ultimo, nos é o objeto.
          Em inglês, se torna mais fácil aprendê-los, pois não há variação. Existe um para cada

          Eis o motivo do pronome do caso oblíquo ser chamado object, pois o mesmo é usado sempre como objeto de uma oração. Mais exemplos abaixo:

I - eu
You - você
He - ele
She - ela
It - isso
We - nós
You - vocês
They – eles/elas
Me – me, a mim
You – te, a ti/lhe, a você
Him – lhe/a ele
Her – lhe, a ela
It
Us – nos, a nós
You – vos, a  vós/ lhes, a vocês
Them -  lhes, a eles
I gave him a book.
(Eu dei um livro a ele.)
He can see us.
(Ele pode nos ver.)
We think about her.
(Nós pensamos nela.)
They noticed us.
(Eles perceberam a gente.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância do verbo to be

          Hoje iremos aprender um dos verbos ao mesmo tempo mais odiados e mais importantes. Não é de hoje que o to be se torna des...